quinta-feira, 31 de março de 2011

Jornada pedagógica Unidade 12


Participantes da jornada pedagógica elogiaram a iniciativa da unidade em trazer assuntos de interesse de todos.
RNO DO ESTADO DO PARÁ

Dia 31/ 03/ 2001

Período: Manhã – 09: 00 ás 12:00 h

  • Abertura : Vídeo Institucional das Escolas da USE 12

  • Apresentação da Mesa : Professora Tereza Parente diretora da Escola Avertano Rocha, Prof Socorro Santos gestora da unidade12, Altimar Alves assessor politico e representante do secretário de educação, Silvia Franco assessora da presidência do tribunal de contas e Thiago representante dos estudantes universitáios.

  • Palavra do Assesssor Político Altimar Alves

  • Palavra da Gestora

  • Palestra: Ensino Fundamental de 09 anos

  • Palestrante: Profª Graça Vilhena

  • Almoço


Período: Tarde – 14: 00 ás 18:00 hs
  • Palestra:Inclusão Escolar

  • Palestrante: Profª Ivone Saraiva. Psicológa , Espec. Educ. Especial. Pesquisadora em TGD e DI e Mestranda.

  • Intervalo


Dia 01/ 04/ 2001

Período: Manhã – 09: 00 ás 12:00 hs

  • Palestra:Prestação de Contas de Recursos Públicos.

  • Palestrante: Everaldo Lino-SEDUC


  • Encerramento.

No encerramento a gestora Socorro Santos apresentou mais 3 técnicas para compor a unidade, foram elas Selma, Giovania e Diana
Ao final a técnica geovania e a gestora passaram informações importantes aos participantes


Imagens: Profª Rose Lenne

quarta-feira, 16 de março de 2011

Visita ás Escolas das Ilhas

A Equipe da unidade 12 que participou da viagem ás ilhas para uma visita de reconhecimento em loco das dificuldades encontradas pela comunidade das escolas. Edmilson, Profª Rose, Profª Socorro e Mauro.




Anexo Urubuoca
___________25/02/2011

A primeira escola a ser visitada foi o anexo Urubuoca que fica na ilha de mesmo nome, as dificuldades são muitas, a primeira começa pelo acesso à escola, com parte do trapiche quebrado, parte da equipe precisou ser carregada pelo diretor Donza.


A Diretora colocou que as pernamancas que sustentam a escola estão podres e com um risco muito grande de desabar, os banheiros não funcionam e o combustível do gerador é comprado com dinheiro próprio da diretora.






Anexo Santo Antônio
___________25/02/2011

Localizado na ilha de paquetá a escola está com sérias dificuldades, o trapiche de acesso caiu e para chegar até á escola é necessario utilizar um atalho que dificulta ainda mais a vida da comunidade escolar.

Essa é a área que deveria ser utilizada para educação física dos alunos, como está sem condições para utilização os alunos se dirigem ao espaço da escola matriz Marta da Conceição na Ilha de Cotijuba.

É necessário passar para um barco menor quando a maré está seca e subir por uma raiz de árvore.

Depois de passar por dentro de um terreno particular ainda é preciso passar ao lado de um barranco em cima de paus.

A escola possui mobilhários antigos precisando serem trocados.

Uma das salas de aula






Anexo Pedra Branca___________25/02/2011



A pesar da equipe chegar até o anexo pedra branca de barco a grande maioria dos alunos utiliza o bondinho como meio de tranporte para chegar até a escola e a estrada está com sérias dificuldades de buracos e pontos de alagamentos


A escola possui apenas uma sala de aula e uma área coberta para alimentação e em um pequeno espaço um infocentro com três computadores.






Anexo Tiradentes
___________25/02/2011
A escola fica localizada na ilha de cotijuba na estrada que vai para praia do vai quem quer, o acesso é via bondinho com a estrada em péssimas condições de buracos e com as fortes chuvas existem vários pontos de alagamento.



O grande problema na escola são as goteiras que estão por várias partes do telhado principalmente atingindo a área da cozinha.


Uma das salas de aula da escola




E.E.E.F.M. Marta da Conceição___________25/02/2011



A fachada da escola e uma das salas de aula

O Diretor Ronaldo Donza que foi o gia da viagem ás escolas das ilhas conversou com a equipe fazendo um balanço geral das condições internas das escolas.

Espaços pedagógicos como sala de informática e sala de atendimento aos alunos especiais



A escola ainda possui bastante espaço físico para ampliação.


Contudo fica a certeza de que muito ainda deve ser feito para que essas pessoas possam ter o mínimo possível de uma escola pública que tenha realmente qualidade.

Imagens: Rose Lenne